segunda-feira, 17 de agosto de 2009

5 dicas rápidas para otimizar seu blog


Vejamos algumas dicas para você que já tem o seu blog e quer saber mais como otimizar(melhorar ao máximo) seu blog e artigos em relação aos mecanismos de busca(Google, Yahoo, Cade,...), o chamado SEO.
Como o tempo é curto e ninguém hoje quer ler grandes textos, 5 dicas rápidas para você da um turbinada no seu blog.

1. Título
Começando pelo título do artigo e do blog: Quando o blog tiver na home, ou seja, sua página inicial procure botar o nome do blog sem usar caracteres especiais, tem que ser simples, e em seguida colocar uma pequena descrição dele, lembrando também que sem encher muito. Na hora que estiver na página do post, coloque o nome do artigo primeiro, depois o nome do blog (para blogger ver este post). O Google da muita importância se a palavra buscada ta logo no inicio do título, e quando menas coisas tiver escrito, a importância aumenta.

2. Endereço(URL)
Outro fator parecido para dar uma otimizada no seu blog e seus artigos é como esta a URL, no caso das paginas dos seus posts, ter o titulo no endereço também. (Ex: www.seublog.com/dicas-para-monetizar-site) ou até mesmo a categoria e o nome do post. (Ex: www.seublog.com/dinheiro/dicas-para-monetizar-site). Assim caso um usuário faça a busca por esse assunto seu blog tem uma chance melhor de aparecer nos primeiros resultados.
Tente fazer isso SEMPRE, endereço/link com o número do artigo ou outro meio é perder visitantes.

3. Texto
Um tanto subestimado mas com imenso valor perante os mecanismos de busca(Google, basicamente). Escrever algumas vezes a palavra que é o assunto reforça sua pagina perante aquele tema, em um texto de 300 palavras, 6 palavras ou expressão repetidos já está de otimo tamanho, mais que isso o Google já pode pensar que você esta tentando maquiar o conteúdo, então não exagere, coloque no texto sutilmente e sem interferir uma boa leitura do usuário.

4. Links
Receber um link externo para um artigo seu é como receber um voto falando que aquele conteúdo vale a pena, então o Google sabendo isso obviamente elevará a posição deste artigo, mas para receber um link assim pode não ser tão fácil, mas com criatividade se consegue. Não basta falar de um assunto só por estar na moda ou a sua rotina, escreve algo que agregue valor para quem esta lendo, se for algo único e de grande importância com certeza as pessoas vão recomendar ele e aumentará as visitas. E se outro blogueiro ver esse mesmo artigo há uma grande chance dele linka-lo. Caso você não recebeu nenhum link de outro blog para aquele post a uma outra maneira de aproveitar os links, apesar de ter um peso menor, são os links internos. Isso mesmo, crie o costume de linkar um post no outro (desde que tenha relevância), apesar de não ser tão eficaz quanto os links de outros blogs, pode te ajudar.

5. Sitemap
Aparentemente parece só um "mapa do site" só que ele é mais importante que isso, é o melhor jeito de informar ao Google toda vez que seu site é atualizado. Nele tem as mudanças nas paginas e isto torna mais ágil a indexação, porque o Google ao invés de correr o site todo para saber o que tem de novo, o sitemap informara isso a ele. Um sistema recente mas cada vez mais usado, você verá que seus posts serão indexados mais rapidamente. Entenda como criar e enviar seu sitemap aqui.

Se você já otimizou porque não nos contar os resultados?

9 comentários:

Dani disse...

Dicas utéis , explicadas de uma forma simples.
Bom post
Abraços

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Fabrício!

Cinco dicas rápidas e objetivas. Todo blogueiro deveria prestar atenção nisso. Depois que comecei a estudar sobre CEO e colocar as dicas em prática, mais de 80% da minha audiência hoje vem de buscadores.

Abraço,

http://cafecomnoticias.blogspot.com

DECO disse...

Bem legal as dicas,
Parabéns pelo blog...
Aquele abrasssssss
Sorte.
paz...

Camilla disse...

Muito obrigada por estas dicas simples e diretas.

Abraços!

É Nois Manolo ! disse...

Muito Boa as dicas , simples e eficientes!

Vlww

Adm disse...

Boas dicas! Agora é só aplicar no meu blog. Entrem lá e confiram:
http://vemqtemwp.blogspot.com/

Ganhar Dinheiro disse...

Muito boa as dicas...

valeu....

pingo de cultura disse...

acho que com essas dicas a coisa vai começar a andar. Valeu.

Marcos Pereira disse...

Legal a tica http://consultormei.blogspot.com/

Clicky Web Analytics