sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Monetizando sites/blogs - Google AdSense

Primeiro post de uma série que irá falar dos programas para rentabilizar seu blog ou site, mas antes de tudo temos que falar de visitas, não adianta querer ganhar dinheiro colocando blocos de anúncio se não tem pessoas suficiente para clicarem nem banners sem muitas pra verem. Tenha em foco que se você quiser reverter seu blog em dinheiro tenha pelo menos 30 mil visitas únicas por mês, o quê já da pra ver os resultados das campanhas. Se estiver abaixo disso concentre mais no seu conteúdo e crie artigos únicos e que irá agregar valor em seus leitores, que pode ter certeza que eles voltarão e com isso aumentará as visitas como "num passe de mágica". O primeiro, apesar de praticamente todos já conhecerem, não poderia deixar de citar o Adsense.



Sempre a primeira opção dos webmaster e problogger tanto brasileiros como estrangeiros. Os motivos? Valor do clique aumenta de acordo com o tamanho do seu site, pagam em dia e sempre certo (ao contrário de muitas empresas hoje "prendendo" o dinheiro do afiliado) e os anúncios são sempre do mesmo assunto que a página onde está (não do site inteiro) o que gera mais cliques e aumenta do valor ganho.


Conteúdo do site

Parte bastante importante, antes de cadastrar certifique que seu site ou blog está de acordo com os regulamentos e que não tem nenhum conteúdo inapropriado, como conteúdo adulto ou que fira direitos autorais. Além do mais site com pouco ou sem nenhum conteúdo (texto) também não é aceito, já que os anúncios tem como base o que está escrito na página.


Colocando o Adsense

Depois de ter cadastrado e ser aceito no programa é hora de implementar o código.
Acesse sua conta e selecione a guia Configuração do AdSense. Na página Obter anúncios, clique no link AdSense para conteúdo para criar um bloco de anúncios Google padrão. E depois siga os passos para configurar seu bloco de anúncio como apresenta nesta pagina do Google. Se você utiliza o serviço Blogger para gerenciar seu blog é mais fácil, na aba Layout clique em Adicionar um Gadget e depois em AdSense, você não precisa mexer no código pelo Blogger e ainda pode alterar as cores e formato do bloco.


Dicas para otimizar

Se você tem muitas visitas e o rendimento é baixo pode ser que não esteja bem otimizado, ou seja, as cores, o formato, e o posicionamento do bloco estão ruins. Essa parte tem que ser muito cuidadosa pois demora muito tempo pra ir acertando "a mão". Muitos costumam fazer assim, sempre em uma semana faz um teste com diferentes cores, formato e o lugar onde se encontra também, o que é muito importante. Algumas dicas para para facilitar seu trabalho é procurar deixar as cores do texto e link do anúncio nas mesmas cores que seu site assim, o que melhora a navegação de seus visitantes e não irrita os olhos com cores muito destacadas. Em termos de formato são muitos bem sucedidos os quadrados médios, "arranha-céu" e os formato de banner, entre outros pois o texto não fica quebrado e facilita e leitura e interesse do usuário pelo anúncio. o posicionamento é tão importante quanto, deixe nas áreas de mais visibilidade, como todo o lado esquerdo do site e na parte de cima e central, essa área é chamada de 'F' por lembrar muito a letra as áreas mais vistas pelos usuários, como vocês podem observar no vídeo abaixo que traz esses dicas citadas.



Para se increver no programa acesse aqui, e acompanhe as novidades do Adsense pelo blog oficial em português.

Pessoal, fico por aqui neste post, nas não deixem de acompanhar o blog para ler os proximos artigos que continuarei a falar sobre monetização. Até breve e comentem para incrementar o conteúdo ou dê sua opnião sobre o texto.

sábado, 28 de junho de 2008

10 Dicas Importantes para Blogger/Blogspot

Lista com um apanhado de posts/tutoriais que facilitam e muito a vida dos usuários do Blogger, principalmente se estiver no começo. Aprenda desde colocar postagem relacionadas até alterar seu código do template.


Como Exibir Sumários dos Posts com Link de "Leia Mais" No Blogger - Blogspot
Se você escreve posts grandes e não quer deixar seu blog uma confusão, com este hack você poderá deixar um resumo da Home, e com o link de "Leia Mais" no final do resumo.

Adicionar lista de posts relacionados
Adicione uma lista de posts relacionados no fim de cada post.

Botão diHITT inteligente no Blogger
Tutorial para inserir o botão de votação do diHiTT a cada postagem do seu blog automaticamente.

Removendo a barra superior de navegação do Blogger
Tutorial para retirar a barra superior do Blogger que muitas vezes incomoda.

Widget: Formulário de Contato para Blogger - Blogspot
Aumente a interação com seus leitores inserindo campo para contato no seu blog.

Customizando as datas dos posts
Esse post foi pensando na limitação dos formatos da data que o Blogger oferece, então customize quanto quiser.

Colocar o título do post antes do nome do blog
Coloque o nome do blog depois do título da postagem.

É Possível Ter Um Blog Decente No Blogspot?
Eis a questão...

Anuncios nas postagens do Blogger
Como colocar links patrocinados do Adsense e Uol Afiliados nos posts.

Como funcionam as tags (variáveis) do template do Blogger ?
Aprenda como funcionam as tags para editar seu template mais facilmente.


Faltou algo importante, ou teve uma dúvida? Deixe nos comentários...


Fontes:
Blog do Lenon
Alex Blog Estudos
Templates Novo Blogger
blosque.com
Dicas Blogger
Blog do dedodeouro
InterNey

sexta-feira, 6 de junho de 2008

20 Temas/Templates para Blogger



Você quer deixar seu blog com um visual melhor para você e a blogosfera? Confira essa lista com os melhores templates para Blogger, e com imagem de cada um. Clique na imagem para ver a demostração do tema.


Fresh (baixar)Template Digg (baixar)


O2 (baixar)Simpress (baixar)


illacrimo (baixar)iWork (baixar)


Counter Strike (baixar)Business Template (baixar)


Insense (baixar)Curved (baixar)


Blue Marine (baixar)Flowers (baixar)


Minyx (baixar)Frozen Age (baixar)


The Late Show (baixar)iPhone (baixar)


Love Blog (baixar)Freshy (baixar)


Balloon (baixar)Azul (baixar)

domingo, 1 de junho de 2008

Fazendo sites com CMS

Seja você é um Webmaster novato que tem pouca experiência com programação web ou é experiente neste ramo e quer desenvolver projetos com mais praticidade, já pensou que usar um CMS pode ser uma boa saída?

CMS significa Content Management System, que traduzindo é um Sistema de gerenciamento de conteúdo, são sistemas que facilitam na construção de seu site sem precisar saber nada de programação. A maioria deles usam PHP como linguagem e MySQL como banco de dados, por isso o seu servidor tem que ter suporte a estes dois.


Hora de testar

Não precisa contratar uma hospedagem para testar esses programas, dá para fazer isso em seu computador seguindo algumas exigências. Do mesmo jeito que o servidor na internet tem que ter suporte a linguagem de programação e ao banco de dados, no seu PC também vai estar os dois, e ainda o Apache, que transforma sua máquina em um servidor.

Parece complicado mas vamos descomplicar, hoje já existem alguns programas que instalam o Apache/MySQL/PHP de uma vez, é o caso do Wamp5, Xampp ou EasyPHP para Windows.

Agora que seu computador já virou um servidor é hora de ver os CMS em ação. Como todos têm os principais serviços como blog, chat, forum, estatísticas e tudo mais, abaixo está os principais sistemas que você poderá baixar as centenas(ou milhares) de módulos e templates. Também existe o site OpenSourceCMS, com a reunião de vários sistemas e opção para testá-los online, sem cadastro.

Drupal
Site oficial | Brasil
Download: Temas | Modulos

Mambo
Site oficial
Download: Temas | Modulos

Joomla
Site oficial | Brasil | Portugal
Download: Temas | Modulos

Xoops
Site oficial | Brasil
Download: Temas | Modulos

CMS Made Simple
Site oficial
Download: Temas | Modulos



Comente o que achou do post, você usa ou não um CMS?

terça-feira, 27 de maio de 2008

Como ter seu próprio blog hoje

Um weblog, blog ou blogue é uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário). Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escritos pela mesma pessoa. Wikipedia

Os blogs são muitos usados principalmente pela facilidade, já que dispensa conhecimentos de HTML e qualquer outra linguagem, e de noções avançadas de informática. É claro que você sabendo como funciona um blog "por dentro" ajudará a ter um resultado mais profissional e mais tarde rentabilizar ele.

Você pode começar usando os sites que oferecem este serviço para blogar e que além disso ainda hospeda seu blog nos servidores dele. Os dois sites mais usados hoje para criar um blog são o Blogger e o Wordpress.com, os dois gratuitos e cada um com suas vantagens e limitações. Apesar do segundo site pegar o sistema do Wordpress.org, que é o mais respeitado entre os blogueiros, a única falha que ele apresenta em relação ao Blogger é o fato de você não consegui colocar o Adsense, que é o principal quando se quer monetizar um blog ou site.

Mas esses serviços oferecem uma limitação, o uso de subdomínio. Se você quiser ter seu domínio próprio e hospedagem do blog então terá de fazer um pequeno investimento com isso. Com a hospedagem contratada é hora de escolher qual programa de blogging irá botar, em resumo, o Wordpress. Se você é um daqueles que querem testar novas ferramentas e ficar diferente de todos tem o Expression Engine, o Serendipity e o Drupal, este último é um sistema completo para site/portal cujo um dos módulos deles é para blogar.

Feito isso ou cadastrado em um serviço gratuito é botar a mão na massa e começar a postar.

E você que é um blogueiro, qual sistema usa?

Clicky Web Analytics