sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Monetizando sites/blogs - Google AdSense

Primeiro post de uma série que irá falar dos programas para rentabilizar seu blog ou site, mas antes de tudo temos que falar de visitas, não adianta querer ganhar dinheiro colocando blocos de anúncio se não tem pessoas suficiente para clicarem nem banners sem muitas pra verem. Tenha em foco que se você quiser reverter seu blog em dinheiro tenha pelo menos 30 mil visitas únicas por mês, o quê já da pra ver os resultados das campanhas. Se estiver abaixo disso concentre mais no seu conteúdo e crie artigos únicos e que irá agregar valor em seus leitores, que pode ter certeza que eles voltarão e com isso aumentará as visitas como "num passe de mágica". O primeiro, apesar de praticamente todos já conhecerem, não poderia deixar de citar o Adsense.



Sempre a primeira opção dos webmaster e problogger tanto brasileiros como estrangeiros. Os motivos? Valor do clique aumenta de acordo com o tamanho do seu site, pagam em dia e sempre certo (ao contrário de muitas empresas hoje "prendendo" o dinheiro do afiliado) e os anúncios são sempre do mesmo assunto que a página onde está (não do site inteiro) o que gera mais cliques e aumenta do valor ganho.


Conteúdo do site

Parte bastante importante, antes de cadastrar certifique que seu site ou blog está de acordo com os regulamentos e que não tem nenhum conteúdo inapropriado, como conteúdo adulto ou que fira direitos autorais. Além do mais site com pouco ou sem nenhum conteúdo (texto) também não é aceito, já que os anúncios tem como base o que está escrito na página.


Colocando o Adsense

Depois de ter cadastrado e ser aceito no programa é hora de implementar o código.
Acesse sua conta e selecione a guia Configuração do AdSense. Na página Obter anúncios, clique no link AdSense para conteúdo para criar um bloco de anúncios Google padrão. E depois siga os passos para configurar seu bloco de anúncio como apresenta nesta pagina do Google. Se você utiliza o serviço Blogger para gerenciar seu blog é mais fácil, na aba Layout clique em Adicionar um Gadget e depois em AdSense, você não precisa mexer no código pelo Blogger e ainda pode alterar as cores e formato do bloco.


Dicas para otimizar

Se você tem muitas visitas e o rendimento é baixo pode ser que não esteja bem otimizado, ou seja, as cores, o formato, e o posicionamento do bloco estão ruins. Essa parte tem que ser muito cuidadosa pois demora muito tempo pra ir acertando "a mão". Muitos costumam fazer assim, sempre em uma semana faz um teste com diferentes cores, formato e o lugar onde se encontra também, o que é muito importante. Algumas dicas para para facilitar seu trabalho é procurar deixar as cores do texto e link do anúncio nas mesmas cores que seu site assim, o que melhora a navegação de seus visitantes e não irrita os olhos com cores muito destacadas. Em termos de formato são muitos bem sucedidos os quadrados médios, "arranha-céu" e os formato de banner, entre outros pois o texto não fica quebrado e facilita e leitura e interesse do usuário pelo anúncio. o posicionamento é tão importante quanto, deixe nas áreas de mais visibilidade, como todo o lado esquerdo do site e na parte de cima e central, essa área é chamada de 'F' por lembrar muito a letra as áreas mais vistas pelos usuários, como vocês podem observar no vídeo abaixo que traz esses dicas citadas.



Para se increver no programa acesse aqui, e acompanhe as novidades do Adsense pelo blog oficial em português.

Pessoal, fico por aqui neste post, nas não deixem de acompanhar o blog para ler os proximos artigos que continuarei a falar sobre monetização. Até breve e comentem para incrementar o conteúdo ou dê sua opnião sobre o texto.

5 comentários:

Anônimo disse...

Já pensei em monetizar meu blog, porém acho que o adsense irá estragar a estética do site

Unknown disse...

Pode até ser que estrague a estética do blog, mas as devidas aplicações teem que ser efetivadas com as devidas preucações.
E oras bola, você prefere um blog bonitinho que não te trás lucros algum?

Bem produtivo o post, parabéns.

Mashnews - Social Networking & Technology
Blogs John - Social Networking & Tecnologia

Luciano disse...

Muito útil seu blog.

Simple disse...

chocante seu blog ... estou sem tempo depois passo pra ver com calma! obrigado pela visita!

abraços

queronamoro disse...

Conheça o mais novo Programa de Afiliados da web brasileira

* Ganhe 0,30 centavos por cadastro simples
* Ganhe 10% sobre os pagamentos de usuários vindos do seu site

Renda extra garantida para seu site ou blog.

OBS.: O cadastro simples é gratuito, seu visitante não precisa comprar nada para você ganhar.

Clicky Web Analytics