terça-feira, 27 de maio de 2008

Como ter seu próprio blog hoje

Um weblog, blog ou blogue é uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário). Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escritos pela mesma pessoa. Wikipedia

Os blogs são muitos usados principalmente pela facilidade, já que dispensa conhecimentos de HTML e qualquer outra linguagem, e de noções avançadas de informática. É claro que você sabendo como funciona um blog "por dentro" ajudará a ter um resultado mais profissional e mais tarde rentabilizar ele.

Você pode começar usando os sites que oferecem este serviço para blogar e que além disso ainda hospeda seu blog nos servidores dele. Os dois sites mais usados hoje para criar um blog são o Blogger e o Wordpress.com, os dois gratuitos e cada um com suas vantagens e limitações. Apesar do segundo site pegar o sistema do Wordpress.org, que é o mais respeitado entre os blogueiros, a única falha que ele apresenta em relação ao Blogger é o fato de você não consegui colocar o Adsense, que é o principal quando se quer monetizar um blog ou site.

Mas esses serviços oferecem uma limitação, o uso de subdomínio. Se você quiser ter seu domínio próprio e hospedagem do blog então terá de fazer um pequeno investimento com isso. Com a hospedagem contratada é hora de escolher qual programa de blogging irá botar, em resumo, o Wordpress. Se você é um daqueles que querem testar novas ferramentas e ficar diferente de todos tem o Expression Engine, o Serendipity e o Drupal, este último é um sistema completo para site/portal cujo um dos módulos deles é para blogar.

Feito isso ou cadastrado em um serviço gratuito é botar a mão na massa e começar a postar.

E você que é um blogueiro, qual sistema usa?

Clicky Web Analytics